quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Openbox: Ícones no desktop? Sim, com idesk!!

Já se passaram muitos anos desde a primeira vez que usei o idesk para colocar ícones no meu desktop, então slackware+fluxbox. O Screenshot mais antigo que encontrei na internet é relativamente novo, de 2005, abaixo. Estamos em 2007, não uso mais o velho slack e o grande flux, mas a forma de usar o idesk continua a mesma e este é o objetivo do presente post, ajudar o leitor a, se quiser, colocar uns ícones bem legais no seu desktop openbox.



Primeiramente, você deve instalar o idesk, através do código, compilando-o, ou muito mais comodamente, utilizando as ferramentas de sua distro. Para um usuário de Ubuntu, acredito que um sudo apt-get install idesk resolva o problema. Para os Archers, o nosso querido pacman faz um trabalho similar com o comando: sudo pacman -S idesk.


Idesk instalado, partamos logo para a prática. Recomendo primeiro testar no seu desktop, se possível através de um terminal, com o comando idesk. Se houver problemas, a saída no terminal lhe dirá quais são. Os mais comuns são a falta de configuração dos arquivos e diretório na sua $HOME. O idesk necessariamente precisa de um arquivo de configuração que se chama .ideskrc, é um arquivo oculto (note o ponto antes do nome) e deve ficar em ~/. Precisa também de um diretório oculto chamado de .idesktop (também em ~/), onde deverão ser estocados os arquivos de configuração de ícones. Aconselho a usar os exemplos localizados em /usr/share/idesk (movê-los para a sua ~/ e aí, renomeá-los, conforme foi dito).

O meu .ideskrc segue abaixo e é bem intuitivo:

table Config
FontName: verdana
FontSize: 10
FontColor: ghost white
ToolTip.FontSize: 11
ToolTip.FontName: verdana
ToolTip.ForeColor: #0000FF
ToolTip.BackColor: #FFFFFF
ToolTip.CaptionOnHover: true
ToolTip.CaptionPlacement: Right
Locked: false
Transparency: 50
Shadow: true
ShadowColor: #000000
ShadowX: 1
ShadowY: 1
Bold: true
ClickDelay: 300
IconSnap: true
SnapWidth: 10
SnapHeight: 10
SnapOrigin: BottomRight
SnapShadow: false
SnapShadowTrans: 200
CaptionOnHover: false
CaptionPlacement: bottom
FillStyle: fillinvert
Background.Delay: 0
Background.Source: None
Background.File: None
Background.Mode: Center
Background.Color: #C2CCFF
end

table Actions
Lock: control right doubleClk
Reload: middle doubleClk
Drag: middle hold
EndDrag: right singleClk
Execute[0]: left singleClk
Execute[1]: right doubleClk
end

Verifica-se nele que se pode configurar as fontes que o idesk apresentará no desktop, suas cores, se os programas serão acionados com um ou dois cliques do mouse, a variação alpha em relação ao background e muitas outras coisas. Pra uma lista completa de opções, não esqueça de verificar o arquivo /usr/share/idesk/README.

Uma vez bem configurado o ideskrc, devemos configurar os ícones, que deverão ser estocados em ~/.idesktop. Cada ícone tem um arquivo de configuração respectivo que encerra as seguintes configurações: nome que aparecerá na tela; comando a ser executado, tamanho do ícone e localização. Como exemplo, abaixo dois dos meus arquivos de configuração:

Ícone "Home":

table Icon
Caption: Home
Command: thunar
Icon: /home/pibarnas/.icons/flat4linux/MyComputer/My_Computer_64x64.png
Width: 64
Height: 64
X: 37
Y: 81
end

Ícone "Mail":

table Icon
Caption: Editor
Command: gedit
Icon: /home/pibarnas/.icons/flat4linux/Edit_Text/Edit_Text_64x64.png
Width: 64
Height: 64
X: 207
Y: 81
end

Para iniciar o idesk automaticamente com o openbox é só colocar a entrada respectiva no seu ~/.config/openbox/autostart.sh, seguida de um "&", conforme abaixo demonstrado:



Por fim, o resultado de todas essas configurações num screenshot:


links na página do idesk para ícones e você pode usar também os que vc quiser, personalizados. Os meus, do screenshot acima, são do Everaldo e os peguei aqui.

Ah, quase esqueci de dizer... às vezes o idesk teima em ficar sobrepondo-se às janelas, como se fosse configurado para ficar ontop. Nada o que um killall idesk seguido de um idesk &, num terminal, não resolva! Boa sorte!! ;)

Nenhum comentário: