sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Fontes Artwiz Latin1

Quem assistiu os primórdios do Linux no Brasil deve se lembrar dos antigos desktops com letras sem anti-aliasing, algo impensável hoje em dia, em que o X e os modernos desktops linux provêem anti-aliasing de melhor qualidade até que soluções proprietárias. Pois é, desde aquela época sou fascinado por um set de fontes bastante conhecido, as Artwiz-fonts, com suas fontes bem desenhadas mesmo sem anti-aliasing, o que tornava o desktop elegante e, ao mesmo tempo, rápido.

O problema é que até há algum tempo atrás, nada de codificação iso8859-1 nas artwiz-fonts, isto é, nada de acentuação, o que era lamentável para um ambiente em Português como o meu. Bem, o problema foi resolvido: Descobri que há 1 ano atrás (êta notícia antiga!) lançaram o set para a codificação mencionada o que fará a alegria de muitos que usam aquela codificação.

O set pode ser baixado daqui e instalado no Arch Linux em /usr/share/fonts. Se não for criada uma pasta artwiz, é só criá-la lá e colocar as fontes lá dentro, seguido de um fc-cache -fv.

Bem, uma (boa) imagem vale bem mais que mil palavras:


Nenhum comentário: