quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Instalando os kdegames direto do CD/DVD do kubuntu!!

Olá leitores! Há quanto tempo, hein?!? Bem, estou de volta e testando o (k)?ubuntu, os quais achei ótimos, contudo, deparei com situações estranhas: ao rodar o kubuntu, consegui, pelo live-dvd, instalar os kdegames (coisa essencial pra continuidade do meu casamento, já que a minha esposa os adora e já que o kubuntu foi instalado em seu notebook). Contudo, ao ter o sistema instalado, não conseguia instalá-los no HD, dando uma série de erros na montagem do CD/DVD (provavelmente devido aos não muy amigos hal e udev, dupla difícil essa).

Bem, precisava resolver isso, já que o padre me disse que o que Deus juntou, o "man" não separa... Como algo pode ser instalável diretamente do DVD e não pode ser instalado depois do sistema instalado?!? Bati cabeça com isso durante o dia inteiro de ontem. Mas consegui solucionar, às 2:00 da matina.

Primeiro, seguindo a dica do padre, dei uma olhada no "man" do comando mount ($man mount), a partir do qual tive a idéia de inserir a seguinte linha como linha final do meu /etc/fstab ($vi|nano /etc/fstab):

/dev/sr0 /cdrom iso9660 ro,user,noauto,unhide 0 0

Pronto! Agora o CD/DVD deve ser habilitado como repositório, o que é a parte mais difícil, apenas conseguida por poucos iniciados (essa é a maior dica desse pequeno tuto). O interessado tem de acender cinco velas vermelhas, traçar um pentagrama no chão em frente ao monitor, vestir uma túnica preta - só pode ser preta - e marcar a seguinte opção no kpackagekit (kubuntu) ou na central de programas do ubuntu que segue conforme a imagem abaixo, extremamente escondida em editar>canais de software (ou o similar do kubuntu - que ainda é mais fácil, na minha opinião):



Tá, tá bom, talvez eu tenha me excedido e não seja necessário o pentagrama e as velas vermelhas, mas a túnica preta... sei lá, fiquem por suas contas e riscos! ;)

Pronto! agora é só ir no programa correspondente do (k)?ubuntu, selecionar o software desejado, no nosso caso, os kdegames, e quando aparecer a mensagem pra inserir o CD/DVD correspondente, inseri-lo, e em um terminal realizar o seguinte comando extremamente obscuro, somente conhecido por hackers da época que o Stallman trabalhava pra CIA... (ops, vc não sabia disso?):

$mount /cdrom

Feito isso, serão instalados os programas que vc selecionar no instalador (programas de gerenciamento de pacotes) diretamente do CD/DVD do (k)?ubuntu, o que é bem interessante qd não se tem internet!

PS: Com a mesma lógica, consegui instalar o irssi no ubuntu!

Grande abraço a todos e até a próxima!

Um comentário:

Tycher Santiago disse...

Olha aí, quem está vivo sempre aparece. Ótima postagem!! Vê se aparece lá no canal do Arch! :) Abraço, amigo!